Como Vender > Venda Melhor > Qualidade Farol da Qualidade

Farol da
qualidade

O Farol da Qualidade é uma ferramenta que explica os parâmetros: sexo, maturidade, peso e acabamento de gordura.

Esses quatro parâmetros analisados em conjunto traduzem a especificação da carcaça quente. Isso significa que através das cores verde, amarelo e vermelho, de uma maneira muito simples, a indústria consegue mostrar ao pecuarista um feedback sobre seus acertos e oportunidades de melhoria. Desta forma, as características desejáveis, toleráveis e indesejáveis pelo mercado ficam nítidas ao produtor.

Baixe aqui o nosso conteúdo sobre classificação de carcaça pelo acabamento.

Gabarito de
Tipificação

Machos
Castrados
Machos
Inteiros
Fêmeas

Acabamento: 1 - ausente, 2 - escasso, 3 - mediano, 4 - uniforme, 5 - excessivo. Maturidade: DIP (número de dentes incisivos permanentes) Faixa de peso: arrobas

1 CLASSE DE ACABAMENTO:

AUSENTE

Não há gordura subcutânea revestindo a carcaça, exceto por pequenas quantidades na virilha e peito. A musculatura é aparente na superfície de todas as regiões anatômicas: coxão, alcatra-contrafilé, ponta-de-agulha, e paleta-acém-pescoço.

2- CLASSE DE ACABAMENTO:

ESCASSA

Gordura subcutânea praticamente ausente nas regiões do coxão e paleta-acém-pescoço, onde a musculatura é quase toda aparente. Uma camada delgada de gordura aparece na região da alcatra-contrafilé e se estende em direção à virilha e ao peito. O músculo da maminha é bem visível. Após o resfriamento, a espessura de gordura sobre o contrafilé, na altura da penúltima costela, é de 0-1 mm.

2= CLASSE DE ACABAMENTO:

ESCASSA o

Gordura subcutânea praticamente ausente nas regiões do coxão e paleta-acém-pescoço, 2+ onde a musculatura sobressai. A camada de gordura que aparece na região da alcatra-contrafilé é ligeiramente mais densa e avança um pouco mais sobre a musculatura da alcatra, parte proximal e posterior do coxão. O músculo da maminha é parcialmente aparente. Após o resfriamento, a espessura de gordura sobre o contrafilé, na altura da penúltima costela, é de 1-2 mm.

2+ CLASSE DE ACABAMENTO:

ESCASSA +

Gordura subcutânea praticamente ausente na região da paleta-acém-pescoço, onde a musculatura sobressai, mas uma extensão menor da musculatura do coxão é aparente. A camada de gordura é um pouco mais espessa e avança ainda mais sobre a alcatra, 2o posteriormente, em direção à ponta da anca e, ventralmente à virilha, recobrindo parcialmente a maminha da alcatra. Após o 2- resfriamento, a espessura de gordura sobre o contrafilé, na altura da penúltima costela, é de 2-3 mm.

3- CLASSE DE ACABAMENTO:

MEDIANA -

Gordura subcutânea forma uma camada mais espessa do que em (2+) sobre as regiões anatômicas da alcatra-contrafilé, costelas, e acém-paleta, avançando caudalmente até a região posterior da coxa, ventralmente, até a virilha, e recobrindo a maminha da alcatra. Superfícies de musculatura aparente no coxão e paleta são menores. Após o resfriamento, a espessura de gordura sobre o contrafilé, na altura da penúltima costela, é de 3-4 mm.

3= CLASSE DE ACABAMENTO:

MEDIANA =

Gordura subcutânea forma uma camada um pouco mais espessa do que em (3-) sobre as regiões anatômicas da alcatra-picanha e maminha-contrafilé, costelas, acém, paleta, e aumenta a espessura das faces lateral e posterior da coxa. Acém e paleta são 2o parcialmente recobertos por gordura. Nota-se um maior acúmulo de gordura sobre a ponta-de-agulha e peito. Após o 2- resfriamento, a espessura de gordura sobre o contrafilé, na altura da penúltima costela, é de 4-5 mm.

3+ CLASSE DE ACABAMENTO:

MEDIANA +

Gordura subcutânea mais abundante cobre toda a carcaça. Já não se encontram superfícies musculares aparentes, exceto nas partes distal e anterior da coxa, além do pescoço. Faces medial, lateral e posterior do coxão e as regiões da alcatra — picanha e maminha, contrafilé e costelas apresentam uma camada mais espessa de gordura. Peito, virilha, vazio do anco e costelas também têm acúmulos de gordura. Após o resfriamento, a espessura de gordura sobre o contrafilé, na altura da penúltima costela, é de 5-6 mm.

4 CLASSE DE ACABAMENTO:

UNIFORME

A gordura subcutânea reveste a carcaça toda com uma camada mais espessa do que em (3+), uniformizando a superfície e fazendo desaparecer o relevo da musculatura. Peito, virilha e ponta-de-agulha apresentam acúmulos de gordura. A maminha completamente recoberta por uma camada de gordura é característica desta classe. Após o resfriamento, a espessura de gordura sobre o contrafilé, na altura da penúltima costela, é de 7-10 mm.

5 CLASSE DE ACABAMENTO:

EXCESSIVO

A gordura subcutânea reveste a carcaça toda com uma camada espessa, variando de 10 – 20 mm, com grandes acúmulos, principalmente na ponta-de-agulha, virilha e peito, e nas zonas de transição de uma região anatômica a outra. Pelos acúmulos excessivos, a superfície torna-se irregular. Após o resfriamento, a espessura de gordura sobre o contrafilé, na altura da penúltima costela, é de 10 mm ou mais.

Estatísticas

O trabalho de qualidade feito pela JBS vem rendendo frutos para a pecuária de todo o Brasil. Veja as conquistas que obtivemos com o Farol da Qualidade:


Indesejável
Tolerável
Desejável


2014

2015

2016



JBS

você quer:

Entrar em contato com a gente para vender seu gado

ou

Saber mais sobre compra e venda de gado