Quero saber

Cinco passos para impedir que você tenha um problema em sua fazenda

Conexão JBS

Você sabe definir com clareza o que é um problema para uma fazenda? Segundo o zootecnista, mestre em produção animal e consultor Antônio Chaker, diretor do Inttegra, o Instituto Terra de Métricas Agropecuárias, problema é nada mais do que a distância entre o que aconteceu e o que de fato você gostaria que acontecesse.

Parece um pouco óbvio, mas se uma fazenda não tem objetivos claros e estabelecidos, não tem como definir com clareza se ela tem ou não um problema. Por isto, Chaker listou cinco tipos de metas para que o pecuarista acompanhe sempre e saiba dizer com precisão o que ele quer que aconteça para, quando ocorrer qualquer situação, ele consiga definir se houve um problema. Veja abaixo:

Metas reprodutivas: pode ser apurada por meio de indicadores como fertilidade, perda pré-parto, mortalidade de bezerros, taxa de desmame e peso ao desmame;

Metas produtivas: mensurada por números como ganho médio diário (GDM), mortalidade e níveis de consumo de rações e suplementos. “Eu tenho que ser o primeiro a saber que o animal não está ganhando o peso que era pra ganhar. Posso fazer isso em pesagens mensais em sistemas com mais tecnologia ou trimestrais nos sistemas mais convencionais”, acrescentou o zootecnista.

Metas operacionais: “Sabe aquela lista que você deixa na fazenda na sexta ou sábado com a programação de serviços da semana seguinte? É esta a lista de tarefas operacionais. As fazendas que ganham mais dinheiro cumprem as tarefas da semana”, alertou.

Metas financeiras: segundo o consultor, o pecuarista precisa saber se a fazenda faturou o que tinha que faturar e se gastou o que tinha que gastar justamente aonde ela precisava gastar.

Metas comportamentais: Chaker reforçou que há um contrato psicológico que o pecuarista faz com seus colaboradores, sócios e todos que estão envolvidos com a fazenda. Por isso é preciso acompanhar se estão sendo respeitados limites com bebidas, horários, limpeza do terreiro das casas, uso de eventuais uniformes, entre outros.

Veja o conteúdo completo no vídeo abaixo:



Fonte:

Responsive image

você quer:

Entrar em contato com a gente para vender seu gado

ou

Saber mais sobre compra e venda de gado